quarta-feira, 18 de junho de 2008

Cheiros...

Acredito que, por ser uma míope em potencial, tiveram pena de mim e disseram: ‘Gabriela, você vai ter um olfato até que bom’.

Tá, não deve ter sido assim.

O que ocorre é que para compensar a cegueira noturna – quem vê pensa que realmente sou cega – tenho um olfato extremamente perfeito e, como se não bastasse, exigente.

Pode parecer coisa de louco, ficar prestando atenção em cheiros.

Juro. Não é de propósito. Se pudesse e soubesse como, pararia com essa história de associar cheiro à lembranças, ou lembranças a cheiros.

Tem uns que são realmente importantes, e que, antes que se possa parar e pensar, já formaram imagens e trouxeram lembranças.

Cheiro de pão de queijo quentinho sempre me lembra uma determinada cena: quando mamis estava grávida do pentelho que sou obrigada a aturar, uma vez meu pai trouxe pão de queijo quando voltava do trabalho. Lembro que estava sentada no braço do sofá, brincando com as milhares de barbies. Não que meu pai nunca trouxesse pão de queijo. RS. Mas essa cena em especial me marcou.

Cheiro de grama recém cortada me lembra uma chácara em que eu fui uma vez, quando era pequena, mas que não lembro onde, nem quando fui exatamente.

Cheiro de secador de cabelo sempre me lembra o único cabeleireiro que existe no Shopping Fiesta.

Cheiro de macarrão sendo cozido sempre me lembra feiras de anime e mangá *as trocentas em companhia do Luís*.

Cheiro de giz de lousa sempre me faz lembrar as amarelinhas desenhadas no meio da rua aqui de casa, na época em que as crianças ainda eram crianças; na época em que o ‘inferno’ desenhado no chão era sempre exageradamente maior que o ‘céu’.

Tintas com cheiro forte sempre me fazem lembrar quando mamis resolveu que iria pintar a casa, incluindo assim portas e janelas; chega a ser palpável a lembrança daquela maldita tinta marrom nas janelas.

Cheiro de sazon sempre me faz lembrar a mamis, principalmente do arroz amarelinho.

Cheiro de frango cozido sempre me faz lembrar o colegial: as manhãs em que a tia da cozinha resolvia que iria nos presentear com o cheiro do frango subindo até nossa sala, como se já não fosse suficientemente ruim ter que agüentar a barriga roncando em plena 8hrs.

Cheiro de noite fria sempre me faz lembrar o namorido.

Cheiro de sorvete de morango, chocolate quente, halls, Xerox recém tirada, caneta bic, amaciante de roupa, chá de erva cidreira, livro novo, coca-cola;

Cheiro de noite com neblina, as plantas na manhã seguinte;

Cheiros, cheiros, cheiros...

Vai ver eu tenha algum problema com cheiros...


por Gabi, que as vezes viaja perdida em meio a cheiros..

8 comentários:

Dri disse...

Oieee entao muitoo bom texto!!
Você é boa em cheiros ein até cheiro de noite fria entrou aqui claro neh não podia deixar de citar o namorido rsrs.
Nossa também miope mas não reparo em tantos cheiros a não ser de pessoas rs mas enfim sou distraída neh até para cheirosss.
Bjuss se cuida
Ps: Passei gabizitaaaaaa

luis_nucci disse...

normal... eu tbm tenho essas coisas comcheiro XD

e ODEIO gente fedida ò_ó

Anônimo disse...

Realmente cruel... eu sinto vários cheiros no trem, e não são nada agradáveis... mas quando chego em casa logo cheiro minha irmã (3 aninhus...) Hum... uma fofa cheirosa!

Beijos Gabi!
Obs.: Cuidado com o cheiro de coxinha, pode ser um pum...

Anônimo disse...

Ah! o Anônimo aí em cima sou eu....rs...

Analina.

Viviane Gonçalves disse...

Ótimo texto, adorei. Como é bom sentir cheiros agradáveis, pena que nem todos os são.
A propósito também sou míope, mas meu sentido mais apurados é a audição, quando não estou distraída (que é quase sempre) ouço tudo o que falam a minha volta e chego sempre a mesma conclusão - melhor ouvir do que ser surda. rs -
Bjs..

Vivi

s2...Ná...s2 disse...

Ná Distraida...

rsrsrs
Otimo texto, muito coerente ^^ rsrsrs

E apesar de todas aí em cima, ou quase todas se considerarem distraidas pra cheiro.. Eu que sou uma pessoa considerada Distraída, não sou nada distraída pra isso..
Não sou miope (até onde sei)
Meu olfato não é um dos melhores...
Porem mesmo assim, posso puxar o ar lá do fundo e lembrar de cheiros que já senti... Hum cheiro de felicidade, cheiro de infância...cheiro de terra molada... cheiro das rosas que meus aluninhos já me deram... hum cheiro bom!... cheiro ruim argh! rs
Cheiro da comida quando a gente tá morrendo de fome...cheio do Mac quando a gente tá sem dinheiro =/
Cheiro de trakinas meu vicio...
Cheiro do meu namorido, cheiro de abraço... Ah são tantos e tantos cheiros...

Gabizinha... Seu texto tá perfeito...
Beijos linda!

Dani disse...

Gabi, adorei seu texto foi engraçado.
Ainda bem que você só falou de cheiros bons. Falar de cheiros de gente fedida, num ônibus lotado não é nada agradável. Só de lembrar já dá embrulho no estômago.
bjus
obs: Cherinho de flores, são maravilhosos na maioria das vezes
Dani

Nathalia Costa disse...

Como você sabe, também sou míope. Com um potencial altissimo por sinal. Mas, ao contrário de você, não me compesaram com um olfato bom, ou com um paladar apurado, nem sequer com uma ótima audição. Na verdade, eu não sei se me compesaram...
É preciso que as pessoas repitam determinadas frases mais de uma vez para que eu consiga entende-las.
Ao provar algo, como um suco por exemplo, eu não sei se está faltando água,se tem que colocar mais açucar, ou mais suco.
Lojas de perfumes e incensos são proibidas para mim, a menos, é claro, que eu queira ficar espirrando por uns bons minutos.
Mas, ainda assim, tenho alguns cheirinhos guardados na memória.
Como o cheirinho de café que sempre me lembra dos meus avós.
E o do suco tang que me recorda das férias passadas com as minhas primas em meio a muito banho de mangueira e de piscina.
Tirando é claro, o cheiro de terra molhada, de pão de queijo, do shampoo que a minha irmã usa, de xérox recém tirada, de algo novo, de um certo perfume.
E só.
Eu disse que não tinha sido compensada...