terça-feira, 6 de maio de 2008

Trabalhos: Vilões ou Mocinhos?

Não, não me refiro ao trabalho de todo dia – ou de toda tarde, como é o meu caso. Mas sim aqueles quilométricos trabalhos acadêmicos aos quais delegamos nossos finais de semana em pró de uma nota extra.

O caso, porém, é que existem trabalhos e trabalhos.

Existe, por exemplo, o trabalho de História da Arte. Inicialmente, a professora diz que quer somente um rascunho da exposição que fomos analisar, somente para ela saber do que iremos tratar. Contudo, minutos antes de entregar-nos de volta o rascunho, ela esculacha até o último ser presente na sala, simplesmente por acreditar que faríamos um trabalho de nível acadêmico – eis então a contradição. Esse tipo de trabalho é vilão, – mas vilão daqueles que matam o mocinho no final, à facadas – pois passa-se a depender dele para não ficar em dp em História da Arte – se for depender da prova do dia 27...

Há também o seminário. Sim, aquele que – somente a pronúncia dessa palavra, que mais parece vinda do Inferno – causa um frio na espinha. Mas, como se não pudesse ficar pior, eis que Murphy resolve dar o ar de sua graça bem no momento em que sou eu a escolhida para tirar o papelzinho com o tema do seminário. Eis que surge a Cross Media. Sem muitos detalhes, pois esse assunto já dá dor de cabeça por si só. Esse é um tipo de trabalho vilão, mas, diferente do de História da Arte, este é um vilão que morre no final.

Não podemos esquecer de Técnica de Reportagem. Sim, o professor é tão simpático que melhor que isso só fazendo aviãozinho de dinheiro que nem o Silvio Santos – ele ainda faz isso?? O mais legal é que você tira uma nota ruim na prova e tem a chance de recuperar em trocentos trabalhos que se seguirão. Esse tipo é o mocinho – aquele que sai triunfante de várias armadilhas que lhe aparecem ao longo do filme.

Agora, existe aquele trabalho que, na verdade, é inexistente. Eis que surge a Política! Sim, como se não bastasse estudar política – a teoria, na Grécia Antiga e blábláblá – não há a chance de recuperar-se de uma nota não tão boa. Só resta esperar pela prova semestral que, para completo desespero de alguns, não vai ser nada fácil. Esse tipo é vilão-mor – porque, afinal, não existe trabalho. E quando não há a possibilidade de uma nota extra, esse é um vilão que mata o mocinho na segunda cena do filme, com um tiro na testa.

Há aquele, também, que é fruto de uma tentativa falha que o professor encontra de ser legal: a Fotonovela. Essa dispensa comentários, mas pode ser caracterizada como o mocinho que morre no final – eletrocutado.

Por fim, há aquele trabalho que não será completamente impossível: o resumo do livro. Aí nasce uma esperança; esperança de que todo o esforço de entender a matéria bacana de Teoria da Comunicação não foi um completo desperdício. Há a possibilidade de salvação além da prova. Porém, esse é o tipo vilão mascarado – ou lobo na pele de cordeiro; lobo mau vestido de vovó da chapeuzinho vermelho – pois o dia de entrega do resumo, é o mesmo da prova. Não há a possibilidade de saber se o seu resumo ficou incrivelmente ruim – o que fará com que tenha de perder o final de semana estudando teorias hipodérmicas, funcionalistas na tentativa de tirar pelo menos um 7,0 na prova.

O lado bom de tudo isso é pensar que ainda é o primeiro semestre.

...

Esse é o lado bom??


por Gabi, que ainda vai surtar por causa de tanto trabalho...

4 comentários:

Dri disse...

Olha eu aqui de novo! bem lado bom ñ sei porque se agora tem muitos trabalhos se tudo parece dificil pode ter ceteza que as coisas sempre pioram rs. è em muitas dessas estamos juntas e torço muito que saia tudo muito bem.
Enfim tem horas que é melhor fazer e ñ pensar senao vc acaba pirando neh.
bjaum se cuida e mas uma vez estamos juntas...

Nathalia Costa disse...

*pouso com o Pégasus descontroladamente - ploft!*

Gabi!
O/
Adorei o post!
Me identifiquei com cada tipo de trabalho, mesmo não cursando as mesmas matérias que você.
Morri de rir aqui na frente do pc.
Tanto quanto você vai rir quandoler a seguinte narração:

Algumas semanas atrás, foi proposto para a turma um trabalho de laboratório. Trabalho que poderia ser classificado como aquele onde o mocinho sai, depois de muitas armadilhas, ileso no final.
Confiante, fiz meu trabalho caprichosamente, com zelo, com pesquisa e tudo mais... Entreguei.
Toda feliz. Esperei a nota. E,adivinha? 2,0
Na minha mente pertubada, eu achei que o trabalho valia 2,0 mesmo.Mas...não era. Era 6,0.
O mocinho foi asfixiado, levou facadas, tiro,chicotada, foi queimado, afogado,jogado pela janela, entre outras atrocidades.
(um momento de silêncio)
Mas, tudo bem.
Depois de muita choradeira, a mocinha resolveu vingar a sua morte.
Isso aí Gabi.
Imagine-me, com uma roupa semelhante a da Xena, aquela princesa guerreira, munida de uma espada afiada, arco e flecha (além daquele disco de metal que ela jogava.
Humpft!
Voc~e acha que eu vou ficar com 6,0 de média assim? Numa boa?
Nunca!
Pior que os trabalhos,só uma mocinha que virou vilã!
(hahahahahahahahahhahaha)

Tarsis Vinicius disse...


Oi...
Tava olhando o blog da Dri e acabei dando uma passada no seu.
Bom, eu faço faculdade com a irmã da Dri e a única coisa que posso dizer com o seu post é que se você continuar levando as coisas desta forma, pelo menos boas histórias você vai ter rs
Parabéns pelo bom humor do post em relação aos problemas básicos que todo estudante de facul tem e ninguém ta nem ai pra eles rs

Viviane Gonçalves disse...

Ótimo comentário......
Se existe ex-mocinho, eis aí mais um.....os seminários mal começaram e o vilão mais uma vez já deu as caras.....
Um seminário para ajudar quem foi mal na prova e não ajudar em nada quem foi bem?
O que é isso??? vilão ou mocinho???
Cenas do próximo capítulo já tem data e hora marcada: 14/05/2008 a partir das 19:00 hs....