quinta-feira, 31 de julho de 2008

.Perigos de uma Mente Insone.

É interessante e, ao mesmo tempo, bizarro a capacidade que a mente tem de funcionar quando se está ocioso.

A minha, estranhamente, resolve se divertir além do ócio.

Eis que surgem idéias mirabolantes. Mas, o grande mal está nas conversas freqüentes travadas na minha área consciente.

O que ocorre é o seguinte:

Da mesma forma que a inspiração foi-se, levou de mãos dadas o sono. Só restou a insônia.

Esta, por sua vez, resolveu que estaria sempre presente; não vai embora nem com a vontade que vai além do limite – quase mínima – de assistir aos canais super animados de leilão de bois e afins, juntamente com aquela mão e pescoço – de alguém que não tenho a mínima idéia de quem seja – cheios de jóias. Detalhe: tanto os bois quanto as jóias são impagáveis.

Mas enfim, a insônia não vai embora de jeito nenhum. E é aí que mora o perigo.

Desistindo da televisão, tenta-se outras técnicas.

Tudo se inicia com a contagem de carneirinhos. Primeiro é simplesmente ‘um carneirinho, dois carneirinhos, ...’. Mais tarde já se torna ‘um carneirinho pulando a cerca.’. Um pouco depois de mais tarde ‘um carneirinho fofinho, branquinho e felpudo pulando a cerca, que está longe demais da casa do dono da fazenda, e como ele é um velho desnaturado, vai perder suas ovelhas, que irão saltar livremente pelos pastos verdinhos da fazenda vizinha.’

Viram? É só pestanejar um segundo, que a minha mente já me passou a perna.

A outra opção – quando os carneiros já pularam todos para a fazenda vizinha – é de pensar em coisas que dêem sono: travesseiro, pessoas bocejando, cobertores, chá.

A falha desta opção, porém, é que no momento em que se chega ao chá, o sono já se perdeu. Seja porque chá simplesmente seja uma água com gosto. Vai saber.

Contudo, há outra alternativa, a última cartada, os segundos antes da piscadela do assassino em sua última vítima no detetive: pensar em tudo e em todos.

Assim aparecem as conversas protagonizadas pela mente.

Tudo se inicia com uma certa cena presenciada há pouco ou muito tempo. A partir daí, normalmente, se revive cada detalhe, cada coisa dita.

E então surgem as coisas não-ditas. Palavras que não passaram pelo pensamento, ou então que nem existiam na época, no momento.

Começa o embate. ‘E se eu tivesse feito aquilo, daquele jeito?’ ou, então ‘E se eu tivesse dito isso?’. Simples. Mas somente até esse ponto. Depois, se passa a ter certeza de que, na próxima oportunidade, tudo virá à tona, e as palavras tomarão seu lugar. ‘Deixa uma próxima vez...’ Então os diálogos já começam a se formar sozinhos, as cenas e situações já vão sendo idealizadas.

E somente depois de muita confusão em uma mente tão pequena, percebe-se que não há espaço suficiente nesse mundo: ou eu, ou ela.

A mente, claro, vence. Só me resta dormir, e deixar que ela continue viajando... nem que seja em sonhos.



por Gabi, que já está cansada de ficar planejando
feitos mirabolantes e maneiras de controlar a humanidade; só
quer uma mísera noite de sono.

4 comentários:

Viviane Gonçalves disse...

Oi Gabi! novamente a insônia? Que coisa chata! Graças a Deus eu não tenho esse problema, então não sei como ajudar.
Quem sabe com a volta as aulas, seu corpo e mente descansem melhor...
Bjs...e uma boa noite de sono!

s2...Ná...s2 disse...

Minha cara rsrs
Considera isso falta de inspiração?
Taí uma narrativa bem detalhada de uma grande tentativa de uma boa noite de sono, que não aconteceu.
Eu sei bem o que você sente.
E eu desejo que isso passe logo.
Mesmo assim, quero que saiba que gostei do seu texto. E sei exatamente do que você está falando.
Seja como for. Tudo passa...
Beijokas!

Myrella disse...

Puxa, eu adorei o post. Às vezes tambem passo por isso. Acho que é normal pra quem vive escrevendo e querendo escrever mais. =]
Mas enfim, fico feliz que tenha gostado do poema postado no Templo (prometo que logo posto mais), e responda sim ao meme quando puder. Eu achei bem divertido. =]
Até mais e bjo!

Anônimo disse...

Sei muito bem o que é isso.
Foram anos de insônia.
Só me "curei" quando comecei a trabalhar, estudar e fazer estágio.
Aí, o cansaço venceu.
Mas, antes, eu fiz praticamente de tudo!
Assisti tv, contei carneiros, pensei em tudo e em todos...
Acordava cedo, fazia milhões de atividades para ficar bem cansada durante o dia, mas de noite...nada de sono.
Até chegar a bater a cabeça na parede eu já fui aconselhada, mas, em vão também.
Contudo, até que se pode tirar uma coisa boa da insonia, pelo menos ela fez você produzir esse texto!
(engraçadissímo, aliás)

x)